terça-feira, 26 de maio de 2015

Utilização de RCD como agregado em argamassas

              Utilização de RCD como agregado em argamassas

Após os testes percebemos varias vantagens da utilização do RCD reciclado como agregado de argamassa usando entulho moído na granulometria da areia.

  1.  pode ser utilizado resíduo no local gerador processado por uma argamassadeira na própria obra eliminando custo com transporte, no nosso caso para efeito de testes, fizemos a trituração manual em quantidades amostrais de aproximadamente 5 kg;
  2. o entulho moído proporciona um efeito pozolânico;
  3. redução do consumo de cimento e da cal;
  4. aumento de resistência de compressão das argamassas.
    Nosso trabalho provou o que estudos de desempenho da argamassa utilizando entulho demonstraram que o produto feito de entulho chega a apresentar resistência três vezes maior que a argamassa tradicional.
Segundo o engenheiro civil André Natenzon da Comercial ANVI, empresa fabricante de argamassadeiras, isto se deve a recuperação das características originais desses materiais que viraram entulho, além da geração da pozolana que vem da moagem de blocos cerâmicos. Um trabalho realizado por GRIGOLI (2001), demonstra a geração de resíduos e utilização deles no próprio canteiro de obras em argamassas para assentamento de batentes, esquadrias e blocos cerâmicos, enchimento de rasgos de parede, degraus de escadas, execução de embonecamento de tubulações, remendos e emendas em alvenarias e enchimento de rebocos internos.
         Apenas um inconveniente se observa na argamassa de revestimento, devido à grande qualidade de finos presentes no entulho moído, a argamassa apresenta problemas de fissuração. As argamassas a base de entulho são porosas e não devem ser utilizadas como impermeabilizantes.


     







A seguir mostraremos as fotos e videos do nosso projeto


























 





Nenhum comentário:

Postar um comentário